quarta-feira, 20 de abril de 2011

Preparem-se

Unidades de Saúde se preparam para vacinar contra a gripe

Em São Bernardo, 32 UBSs farão a vacinação de 25 de abril a 13 de maio

 
Agência BOM DIA
A campanha nacional de vacinação contra a gripe será realizada entre os dias 25 de abril e 13 de maio nas 32 unidades básicas de saúde de São Bernardo. Além de proteger contra os vírus mais comuns da gripe, a vacinação dará imunidade para a Influenza A H1N1, popularmente conhecida como gripe suína.

A primeira fase da campanha é destinada às crianças de 6 meses a 1 ano e 11 meses, gestantes, pessoas com mais de 60 anos de idade e trabalhadores da saúde. No dia 30 de abril, sábado, das 8h às 17h, todas as UBSs estarão funcionando exclusivamente para a aplicação da vacina.

O dia 30 será de mobilização nacional e terá o objetivo de garantir também a imunização das pessoas que encontram dificuldades nos dias úteis para conciliar os períodos de trabalho e de estudo com os horários dos postos de vacinação.

A vacinação será em dose única, com exceção das crianças, que devem receber duas doses. A primeira será aplicada durante a campanha e a segunda 30 dias depois.

Segundo a Divisão de Vigilância Epidemiológica de São Bernardo, a vacina diminui o risco de outras doenças que podem aparecer junto com a gripe, como a pneumonia. A imunização raramente provoca reações, mas algumas pessoas podem apresentar sintomas leves, como febre, dor no corpo, além de vermelhidão e inchaço no local da aplicação.

A imunização contra a gripe A H1N1 só não é recomendada a pessoas com alergia severa ao ovo de galinha ou seus derivados, assim como para aquelas que apresentaram reações anafiláticas a doses anteriores. Os imunizados ficam protegidos contra a gripe 15 dias após a aplicação e mesmo quem tomou a vacina em anos anteriores deve se vacinar.

A Secretaria de Saúde informa que as pessoas que estão acamadas e não têm condições de se locomover devem solicitar a vacinação em casa, agendando com a UBS mais próxima.

Além da vacinação, é importante que a população tome medidas preventivas contra a gripe A H1N1, como lavar frequentemente as mãos com água e sabonete e usar lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Segunda etapa - Na segunda etapa da campanha, que será deflagrada a partir de 9 de maio, o público-alvo será ampliado com a inclusão dos portadores de doenças crônicas, desde que apresentem relatório médico atestando a patologia. Independentemente da faixa etária, devem ser vacinadas as pessoas com as seguintes doenças:
. Imunodeprimidos: transplantados de órgão sólidos ou de medula, com neoplasias, e HIV/AIDS;
. Imunodeficiências congênitas;
. Doenças crônicas cardiovasculares, pulmonares, renais, diabetes, hepatopatas, anatomia asplenia anatômica ou funcional (hemoglobinopatias);
. Fibrose cística, trissomias, implante coclear
. Doenças neurológicas incapacitantes;
. Usuários crônicos de aspirina
A vacinação é recomendada ainda pelo Ministério da Saúde aos doadores de órgãos sólidos ou de medula cadastrados nos programa de doação e comunicantes domiciliares de imunodeprimidos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4128-7744.

Fonte: http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/51656/Unidades+de+Saude+se+preparam+para+vacinar+contra+a+gripe+a+partir+do+dia+25

Nenhum comentário:

Postar um comentário